Tim Burton no MIS

Tive a oportunidade de ir na exposição do Tim Burton 2 vezes: primeira no LACMA em 2011 e agora no MIS em São Paulo. Tim Burton, um poço de criatividade, merece muitas visitas para que a gente possa admirar todo seu talento, mas infelizmente fiquei decepcionada com a mostra em São Paulo.

Foi minha primeira visita ao MIS e confesso, me decepcionei. Esperava mais do museu em si, e infelizmente a mostra não é tão abrangente como a que vi em Los Angeles. Sei que estou acostumada a qualidade de 1º mundo (isso soa a coisa de gente metida, mas a verdade é que TODOS deveríamos exigir qualidade de 1º mundo das coisas que pagamos) e deveria ajustar minha calibragem quando passo pelo Brasil, mas não consigo. Impossível não comparar.

Achei que faltou uma certa “energia” para apreciar Tim Burton e toda sua magia, e essa é minha principal crítica. Eu sei que as exposições se dividem e não são completas em todos os países que visitam, mas a energia, o clima “Burtonesque” poderia, com sons e iluminação adequados, ser recriado para dar uma imersão maior e aquela sensação de envolvimento com o que estávamos vendo.

Tim Burton

Enfim, pelo menos dei sorte e o museu estava vazio e pudemos ver tudo com calma e sem empurra-empurra. Adorei o escorregador, bateu descer as escadas com certeza. 😉