Estrada de Ferro D. Pedro II

Mais um novo livro da editora Siana Press: Estrada de Ferro D. Pedro II. O livro é uma coletânea de ilustrações criada pelo Instituto Artístico Imperial (Rio de Janeiro), a pedido do então Ministério de Agricultura, Comércio e Obras Públicas e publicada em 1867.

A obra mostra os pontos mais importantes da Estrada de Ferro D. Pedro II, assim como as plantas das pontes sobre os rios Sant’Anna, Sacra Família, Rio das Mortes, Piraí e Parahyba (Rio Paraíba do Sul).

Estrada de Ferro D. Pedro II

Um dado interessante é a história da estrada de ferro. Quando a república brasileira foi proclamada em 15 de Novembro de 1889, a Estrada de Ferro Dom Pedro II foi rebatizada e virou Estrada de Ferro Central do Brasil (oficialmente mudada no dia 22 de Novembro). As obras de ampliação continuaram durante muitos anos, principalmente com extensões que incorporaram linhas já existentes, mas infelizmente a deficiência de alguns ramais acabou prejudicando a rentabilidade das principais linhas.

Mesmo assim, para aqueles que gostam de história como eu, é curioso ver as fotos e planos de construção desta obra histórica.

Para saber mais, baixe o livro gratuitamente do site oficial da Apple.

Download on iBooks