Senta que lá vem…

Algumas vezes por semana dou uma volta para ver o que tem de novo nos blogs amigos, clico em links para conhecer novos blogs e passeio pelo Tumblr para ver fotos. É interessante ver a quantidade incalculável de blogs e tumblrs que estão por ai, mesmo que muitos sejam apenas re-postagens (tumblr) e outros “blogs” link farms, quando descubro a fonte, faço um bookmark e volto sempre.

Porém tenho visto falhas graves que ao invês de facilitarem a vida de quem esta visitando um blog/tumblr, só complicam, e quando eu me depardo com um infrator grave, acabo não voltando ao site. Minha lista:

Blogs que não tem uma página “sobre você”. Quando entro num blog que não conheço, quero saber um pouco mais sobre a pessoa que esta escrevendo. Não é preciso postar uma super biografia, mas alguma informação ajuda o leitor a conhecer um pouquinho aquele que escreve, sem ter que ler todo o arquivo.

Posts do blog sem data. Por que não? Eu, a recém chegada, fico perdida sem saber se isso foi escrito hoje, ontem ou ano retrasado. É um blog novo ou esta sem atualizações há meses? Datas posicionam o leitor, deixam ele saber se você post frequentemente e quando voltar para ver novidades.

• Blog com uma sucessão de posts que diz “escrevi sobre isso no twitter, clique aqui para ler”. Se você tem um leitor disposto a visitar seu blog e ler um post com mais de 180 caracteres, parabéns, use esta oportunidade. Não mande seu novo leitor para outra plataforma, muita gente perde o interesse se tiver que clicar em diversos links para saber o que você esta falando. E muitos (incluindo eu) não gostam de Twitter e afins.

• Comentários que só possibilitam ao visitante comentar se ele usar o Facebook, DisqUs ou ferramentas que o visitante precisa ter previamente se inscrito. Nada contra essas opções, mas não se esqueça das pessoas que não usam esses serviços e gostariam de comentar e acabam não o fazendo pois não acham o simples “nome e email”.

Créditos. Não é só o link de onde veio a matéria. No Tumblr é onde isso acontece com frequência. Vejo uma foto super bonita, quero saber quem é o fotógrafo e depois de chegar a fonte que primeiro postou a imagem, vejo que em nenhum lugar o nome/site do fotógrafo foi mencionada. Isso acontece com produtos, pessoas, locais, etc. Se você curtiu TANTO a imagem a ponto de copira para o seu HD e postar, fale de quem é ou do que se trata (no caso de produtos, por exemplo). Eu sei que muitas imagens na net, de tão usadas, ninguém sabe mais quem é o autor nem de onde saiu, mas sempre que possível, identifique o autor/produto.