Vida em Marte

É sempre bizarro ver idéias suas realizadas por outros. Anos atrás eu escrevi uma longa sinopse para uma estória onde o personagem principal sofria um acidente e ao acordar, tinha voltado 30 anos. Minha idéia era ter o final do anos 60 e o início dos 70, experimentados por alguém que já sabia que certas coisas iam acontecer mas sem entender como tudo aquilo estava acontecendo consigo mesmo (o personagem estava em coma).

Pois semana passada comecei a assistir Life on Mars, onde o plot é exatamente este. O seriado é de 2008, minha idéia é de 1990 e qualquer coisa, então é seguro dizer que, até onde eu sei, pensei nisso primeiro. Mas até ai, o post não é exatamente sobre o que veio primeiro, pois este é apenas um exemplo, já que durante minha vida isso rolou diversas vezes e acredito, e aposto, com você também, vendo algo pensado/sonhado por si realizado por outro. O interessante é como as idéias brotam aqui e ali, em pessoas diferentes, em continentes diferentes, épocas diferentes e circunstâncias diferentes. Como será isso? É possível que o escritor juntou as mesmas peças que eu (no exemplo que usei): minha curiosidade com o que acontece ao cérebro quando estamos em coma + anos interessantes que eu gostaria de saber mais + viagem no tempo? Ou será que ele chegou a este plot impulsionado por algo totalmente diferente?

Seja lá como for que essas coisas aconteçam, é fantástico e bizarro e eu ainda estou tentando entender como o déjà-vu funciona. 😀