Carnaval

Ano passado eu estava no Brasil passando o carnaval numa cidadezinha do interior de São Paulo, vendo amigos e assistindo os desfiles das escolas pela TV. Depois de quase 5 anos sem ir ao Brasil, aquela visita foi como se apaixonar novamente. O Brasil é lindo demais. Lembro de emoção vendo os desfiles, imaginando a energia de estar ali, naquela massa humana que pulsa sincronizadamente, vendo a beleza e a riqueza estampada no rosto das pessoas. Riqueza de alegria e de esperança, já viu povo mais esperançoso do que brasileiro? Leva porrete, sofre, se desilude, mas chega carnaval, mete a fantasia e vai sambar. Pelo menos nesses poucos dias de fevereiro decide brilhar, dançar, se esbaldar. Imagina se um gringo faria isso? Não consegue não.

Uns dizem que é por isso que o Brasil não vai pra frente, porque o povo só quer festa. Ora gente, que erro. Veja esse país de 1º mundo, EUA, uma vergonha de corrupção, pobreza e desemprego. Gente que perdeu tudo pela ganância daqueles que só querem $$$. E eles tem carnaval? Tem não. O mais próximo de festa é o dia 4 de julho, dia da independência, onde o pessoal se reune para fazer BBQ (churrasco) no quintal. De hamburguer e linguiça, diga-se de passagem.

Outros descem a línga dizendo que carnaval é falta de vergonha na cara, gente que passa fome para poder comprar uma fantasia e sair na escola do coração. Olhe, cada um sabe o que lhe é importante. Sabe-se lá se eu não tivesse grana nenhuma, morasse no morro e um empreguinho lascado, ia sim querer sair lindona numa escola, toda diva. Maravilhosa! Imaginem? E qual o problema?

Esta na hora, passou até, da gente amar tudo que é nosso. Não deixar de ver os erros, os nossos inclusive, que afligem nosso país e sempre batalhar por algo melhor, mas também ver nossos acertos, nossas maravilhas, nossas belezas, nossas riquezas. E adotar o lema de “vive e deixe viver”. Não gosta, ótimo, mas não azede os outros meu bom. Curta o feriadão em paz, em retiro e deixe os foliões se rasgando na avenida. O primeiro passo no caminho para um país melhor é aceitar a diversificação. E se aceitar.

Bom carnaval para todos! Viva Brasil! Viva!

.

update: fotos lindas do carnaval: Claudio Lara no Flickr e mais fotos do carnaval pelo mundo.